Ciência e Saúde

Chineses cresceram um pouco, mas passaram a engordar muito, diz estudo

Os homens engordaram 3,5 quilos em uma década e as mulheres, 2,9 quilos

Agência France-Presse
postado em 01/07/2015 10:33
Pequim, China - Os chineses comem mais, crescem um pouco, mas engordam muito, segundo um estudo que mostra o aumento preocupante da obesidade no país, publicado nesta quarta-feira (1;/7) na imprensa chinesa. Em 10 anos, entre 2002 e 2012, a estatura média dos homens chineses subiu a 1,67 m, "quase um centímetro a mais" em relação a 2002, segundo o estudo realizado pela Comissão Nacional para a Saúde e o Planejamento Familiar.

Família chinesa, em Shangai: número de crianças obesas triplicou

As chinesas cresceram, por sua vez, de 1,551 m a 1,558 m. Os habitantes do gigante asiático são um pouco mais baixos que os japoneses e os sul-coreanos, segundo um especialista chinês citado pela imprensa. A população mais alta do mundo é a da Holanda, com uma média de 1,84 m para os homens e 1,71 m para as mulheres.

Os chineses engordaram, no entanto, 3,5 quilos em uma década e as chinesas 2,9 quilos, alcançando um peso médio de 66,2 quilos para os homens e 57,3 quilos para as mulheres. Estes números moderados podem esconder a ascensão dos casos de obesidade nos adultos de mais de 18 anos, que aumentaram 62% entre 2002 e 2012.



As estatísticas sobre os jovens de seis a 17 anos são ainda mais preocupantes: o número de crianças obesas triplicou até alcançar 6% desta população. O aumento da obesidade é mais rápido na China que nos países industrializados, segundo os especialistas citados na imprensa chinesa.

O estudo atribui estes resultados a uma mudança da alimentação tradicional chinesa, rica em verduras e produtos básicos, a um maior consumo de pratos com carne ou ricos em gorduras.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação