Ciência e Saúde

Tripulação é retirada da ISS para passagem de lixo espacial russo

Esta é a quarta vez que uma equipe precisa sair da ISS como medida de precaução, segundo a agência espacial americana

Agência France-Presse
postado em 16/07/2015 11:33
Washington, Estados Unidos - A equipe da Estação Espacial Internacional (ISS) foi brevemente evacuada nesta quinta-feira (16/7) para uma nave espacial Soyuz, uma medida de precaução, devido a passagem dos restos de um satélite russo muito perto de sua localização, informou a NASA.

[SAIBAMAIS]"A tripulação da Estação Espacial Internacional voltou para suas operações normais depois de receber autorização do centro de controle, após a passagem pelas proximidades de lixo espacial às 12h01 GMT (9h01 de Brasília)", indicou a NASA em um comunicado.

"Todos os sistemas da estação estão funcionando normalmente e a tripulação deixará a nave espacial Soyuz, onde permaneceu durante a passagem dos restos" de um satélite russo.



Esta é a quarta vez que uma equipe precisa sair da ISS como medida de precaução, segundo a agência espacial americana. Atualmente, os astronautas russos Gennady Padalka e Mikhail Kornienko e o americano Scott Kelly estão na estação. Embora minúsculos, os detritos espaciais podem causar danos catastróficos em uma colisão, desta forma é preferível que a tripulação se refugie na Soyuz, o que lhes permitiria regressar à Terra, se a estação for muito danificada.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação