Ciência e Saúde

Nave espacial Soyuz chega à estação com três astronautas a bordo

Este lançamento era muito esperado, após o fracasso em abril do lançamento da nave Progress para levar suprimentos à Estação Espacial Internacional

Agência France-Presse
postado em 23/07/2015 08:53
A Soyuz, tripulada pelo cosmonauta Oleg Kononeko, pelo astronauta da Nasa Kjell Lindgren e pelo japonês Kimiya Yui, se acoplou à ISS às 23h46 Baikonur, Cazaquistão - Três astronautas chegaram à Estação Espacial Internacional (ISS) a bordo de uma nave espacial Soyuz que partiu do cosmódromo de Baikonur, no Cazaquistão, com dois meses de atraso devido a um problema técnico.

A Soyuz, tripulada pelo cosmonauta Oleg Kononeko, pelo astronauta da Nasa Kjell Lindgren e pelo japonês Kimiya Yui, se acoplou à ISS às 2h46 GMT (23h46 de Brasília), segundo imagens da televisão da Nasa, pouco menos de seis horas depois de seu lançamento. "Estabelecemos contato", declarou um apresentador da Nasa enquanto o veículo espacial manobrava a 402 km da superfície terrestre.

Um dos painéis solares da nave não foi mobilizado a tempo, mas isso não afetou o voo do foguete porque os outros painéis estavam operacionais, indicou a agência espacial americana.


Este lançamento era muito esperado, após o fracasso em abril do lançamento da nave Progress para levar suprimentos à Estação Espacial Internacional, o que obrigou os responsáveis russos a adiar a viagem dos três astronautas em direção à ISS, que a princípio estava prevista para o fim de maio. A nave perdeu o controle com a Terra e pegou fogo na atmosfera devido a uma falha no lançador, segundo informaram as autoridades russas.

Este incidente obrigou os três astronautas que estavam na ISS a esperar por um mês antes de poder retornar à Terra no dia 11 de junho. O novo trio de astronautas que chegam à ISS irão completar uma missão espacial de 163 dias.

A tripulação elegeu como mascote desta viagem o robô R2-D2, um dos personagens emblemáticos de "Guerra nas Estrelas", que servirá de indicador da saída do campo de gravidade terrestre quando começar a flutuar na ausência de gravidade.

Na ISS, os astronautas devem realizar vários experimentos científicos, relacionados sobretudo ao controle de robôs à distância. A bordo da estação são esperados pelos russos Guennadi Padalka e Mikhail Kornienko e pelo astronauta da Nasa Scott Kelly. Oleg Kononenko prometeu estudar o "comportamento das bolhas de sabão", a pedido de jovens fãs de temas espaciais.

A Rússia fornece à ISS seu módulo principal, onde se situam os motores-foguetes, e as naves Soyuz são as únicas que podem transportar as tripulações da estação orbital, desde o fim dos ônibus espaciais americanos.

Dezesseis países participam na ISS, posto avançado e laboratório em órbita desde 1998 que custou no total 100 bilhões de dólares, financiados em sua maior parte por Rússia e Estados Unidos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação