Ciência e Saúde

Nasa descobre planeta semelhante à Terra em potencial zona habitável

Chamado pelos cientistas de "primo da Terra", o Kepler-452b é cerca de 60% maior em diâmetro do que o nosso planeta

postado em 23/07/2015 14:00
A Nasa divulgou, nesta quinta-feira (23/7), a descoberta de um ;primo da Terra;, um exoplaneta que apresenta características muito similares às da Terra e que orbita uma estrela semelhante ao Sol. Segundo a agência, a descoberta do Kepler-452b, como foi batizado, faz parte da introdução de outros 11 novos planetas candidatos a serem habitados futuramente. Com a confirmação, foram totalizados 1.030 planetas.

Chamado pelos cientistas de

[SAIBAMAIS]Animado, o administrador associado da missão, John Grunsfeld, informou que o resultado ;nos aproxima cada vez mais de encontrar uma terra 2.0;. Kepler-452b é cerca de 60% maior em diâmetro do que a Terra. No entanto, sua massa e composição ainda não foram determinadas. Pesquisas anteriores apontam que ele tem grandes chances de ser rochoso.



Apesar do tamanho, a órbita é de apenas 5% maior que a do tempo da Terra. Além disso, ele está 5% mais longe da estrela-mãe, do que o nosso planeta está do Sol. ;Podemos pensar em Kepler como um primo mais velho da Terra, fornecendo uma oportunidade para entender e refletir sobre o ambiente em evolução;, disse Jon Jenkins, especialista da Nasa.

Comparação entre o Sistema Kepler-452 e o Sistema Solar feita pela agência espacial americana, a Nasa (Foto: NASA/JPL-CalTech/R. Hurt)

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação