Ciência e Saúde

Até 2050 quase todas as aves marinhas terão ingerido plástico

Os pássaros podem adoecer ou até mesmo morrer com a ingestão de uma grande quantidade de plástico

Agência France-Presse
postado em 31/08/2015 17:25
A maioria das aves marinhas já comeram plástico no oceano, e cientistas preveem que que esse percentual chegará a 99% até 2050, segundo um relatório divulgado nesta segunda-feira.

As águas do mundo todo estão tomadas pelo plástico, e os pássaros, incluindo pinguins e gaivotas, podem confundir as cores brilhantes das garrafas e outros fragmentos com comida.

Os pássaros podem adoecer ou até mesmo morrer com a ingestão de uma grande quantidade de plástico. Os pesquisadores estudaram 135 espécies de aves entre 1962 e 2012, e fizeram previsões baseadas nos níveis atuais de plástico nos oceanos.


"Prognosticamos, utilizando uma observação histórica, que 90% das aves marinhas comeram plástico. Essa é uma quantidade enorme e põe em destaque a onipresença da contaminação dos plásticos", afirmou Chris Wilcox, pesquisador-chefe da Commonwealth Scientific and Industrial Research Organization (CSIRO).

Segundo uma pesquisa feita em 1960, menos de 5% das aves marinhas tinham ingerido plástico na época. Segundo o estudo, desde que a produção comercial de plástico começou nos anos 50, a produção duplica-se a cada 11 anos. Contudo, o impacto completo dos plásticos nos pássaros ainda não é conhecida.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação