Ciência e Saúde

G20 determinado a obter acordo na COP21 que respeite meta de 2ºC

As divergências afetam vários pontos: a ajuda financeira dos países do Norte aos do Sul para financiar as políticas climáticas, as metas a longo prazo

Agência France-Presse
postado em 16/11/2015 08:21
Líderes reunidos na discussão do G20

Antalya, Turquia -
Os líderes do G20 estão determinados a alcançar um acordo na COP21 de Paris que respeite o objetivo de limitar o aquecimento do planeta a dois graus, segundo um rascunho de declaração da reunião de cúpula de Antalya (Turquia) obtido nesta segunda-feira (16/11) pela Agência France Presse (AFP).

[SAIBAMAIS]"O G20 reafirma o objetivo (de limitar o aumento da temperatura mundial) a 2 graus centígrados e está determinado a adotar um protocolo, outro instrumento legal ou um acordo com valor jurídico", afirma o rascunho, que ainda deve ser aprovado pelos chefes de Estado e de Governo.

A reunião de Paris, com apoio da ONU, acontecerá de 30 de novembro a 11 de dezembro. O ministro francês das relações Exteriores, Laurent Fabius, advertiu na semana passada que ainda resta um trabalho "considerável" para alcançar um acordo.

As divergências afetam vários pontos: a ajuda financeira dos países do Norte aos do Sul para financiar as políticas climáticas, as metas a longo prazo ou a distribuição do esforço contra o aquecimento entre países desenvolvidos, emergentes e pobres.



No total, 195 países participarão na COP21, que ficou limitada à negociação, depois que os atentados de sexta-feira passada em Paris obrigaram as autoridades a cancelar, por motivos de segurança, os shows e atividades festivas paralelas, anunciou o primeiro-ministro francês, Manuel Valls.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação