Jornal Correio Braziliense

Ciência e Saúde

Instituto lança documentário sobre reservas florestais na Amazônia

Objetivo do projeto é destacar as ações de proteção ao meio ambiente no local, como o manejo de peixes e o trabalho feito por agentes ambientais voluntários



Viagem
A primeira expedição ocorreu em março de 2014 e durou oito dias. O foco dessa primeira viagem foi acompanhar a instalação do Sistema de Abastecimento de Água movido a energia solar fotovoltaica. Painéis fotovoltaicos são colocados no rio, sobre balsas flutuantes, e para gerar energia e bombear a água para um reservatório elevado. A caixa d;água é conectada a um filtro de areia que realiza um pré-tratamento da água e a remoção de resíduos. Após a filtração, usando um filtro lento, a água é distribuída por gravidade para a comunidade.

A segunda ação em campo foi iniciada em novembro de 2014, com o calendário do manejo de pirarucu, peixe característico da região. Além do manejo, a equipe também pode registrar a rotina e o trabalho dos agentes ambientais voluntários, os moradores das Reservas Mamirauá e Amanã que atuam como verdadeiros protetores da floresta.