Ciência e Saúde

Filhos de mulheres que sofrem com estresse têm mais cáries, aponta estudo

Segundo especialistas, a constatação reforça a necessidade de toda a família adotar comportamentos preventivos

Isabela de Oliveira
postado em 25/12/2015 06:10
Segundo especialistas, a constatação reforça a necessidade de toda a família adotar comportamentos preventivos

Não tem escapatória: uma vez mãe, a mulher será acometida pelo estresse. Os impactos do esgotamento físico e/ou mental em excesso, no entanto, não se limitam a ela. E são extensos. Chegam à saúde bucal dos filhos, segundo estudo publicado na revista American Journal of Public Health. Os cientistas descobriram que as cáries são mais comuns em crianças cuja genitora tem dois ou mais marcadores biológicos de estresse crônico. Além do maior risco para problemas dentais, a condição materna reduz a probabilidade de amamentação.

Erin Masterson, pesquisadora da Universidade de Washington, nos Estados Unidos, e Wael Sabbah, da britânica King;s College London, notaram que 44,2% das crianças com cáries tinham mães com pelo menos dois marcadores de estresse crônico, sinais que refletem a forma como o organismo responde a eventos adversos frequentes. Basicamente, indicam o desgaste dos sistemas imunológico, cardiovascular, metabólico e nervoso. Caracterizado pelos níveis elevados de cortisol e adrenalina, o conjunto de marcadores é chamado carga alostática (CA) e gera alterações no colesterol e na glicose, por exemplo, além de desequilíbrios na circunferência abdominal, na pressão sanguínea, nos triglicerídios, na PCR e no fibrinogênio.

Pesquisas anteriores trouxeram evidências de que a preocupação constante altera os cuidados maternos, afetando também os filhos. A relação, na realidade, é indireta: constantemente preocupadas e ocupadas, elas ; e as pessoas em geral ; cuidam menos de si mesmas e da família, mantendo vícios e dietas negligentes. Apesar dos achados anteriores, é a primeira vez que a relação é examinada sob a ótica de marcadores biológicos.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação