Ciência e Saúde

Na busca por corpo enxuto, suplementos devem ser consumidos com moderação

Na busca por corpo enxuto e silhuetas definidas, muitas pessoas apostam no consumo de complementos nutricionais. Segundo especialista, os comprimidos e os shakes do tipos não são vilões, desde que ingeridos com orientação médica e nutricional

Lilian Monteiro
postado em 01/02/2016 08:00
Na busca por corpo enxuto e silhuetas definidas, muitas pessoas apostam no consumo de complementos nutricionais. Segundo especialista, os comprimidos e os shakes do tipos não são vilões, desde que ingeridos com orientação médica e nutricionalBelo Horizonte ; Suplemento. O próprio nome indica: complementar, adicional, auxiliar. Portanto, em se tratando de nutrição, ele é um acréscimo ou um facilitador no que se busca para o corpo ; seja um processo de ganho ou perda de peso, seja como fonte de equilíbrio para complementar a dieta e ingerir nutrientes carentes ao organismo, como vitaminas e minerais. Mas há cuidados a serem considerados: não pode ser consumido indiscriminadamente, ser indicado pelo colega da academia ou pela vizinha marombeira que teve um resultado qualquer. Isso porque os comprimidos e shakes trazem benefícios, mas também podem apresentar riscos graves à saúde.

Magno Luiz de Miranda, nutricionista esportivo e educador físico da Sportif ; Clínica do Exercício e do Esporte, diz que a primeira ressalva é que o suplemento só pode ser prescrito por um nutricionista ou por um médico especializado, da linha alimentar. Ainda assim, exige acompanhamento profissional. ;Como as opções são bastante consumidas para auxiliar na dieta, de nada adianta a pessoa usar e não ter uma alimentação equilibrada para o seu objetivo, seja perder peso, seja ganhar massa, seja a prática de esporte de competição;.

O suplemento apenas ajuda na dieta, não faz milagres. ;O que resolve é a dieta e o treino;, avisa Miranda. O problema, diz o especialista, é que há aqueles que buscam um corpo perfeito ou se livrar do excesso de gordura acumulado ao longo da vida e acham que vão ganhar a silhueta definida em poucos dias, de uma hora para outra. ;Essas pessoas precisam entender que o suplemento terá resultado discreto se não for acompanhado de uma dieta voltada para o que desejam;, diz o também especialista em preparação física pelo Instituto Superior de Cultura Física Manuel Farjado, de Havana, Cuba.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação