Ciência e Saúde

Gatos ou cachorros: qual bicho ama mais o dono, revela pesquisa

O teste foi realizado com a medição de hormônio ligado ao afeto

postado em 01/02/2016 18:38

Um estudo realizado por especialistas em animais e um neurocientista revela que os cachorros amam mais seus donos do que gatos. Isso porque os caninos apresentam uma taxa maior de ;hormônio do amor; - a oxitocina - do que os felinos. A pesquisa é parte de um documentário da BBC, ;Cães vs. Gatos;.

Leia mais notícias em Ciência e Saúde

O neurocientista Paul Zak mediu os níveis de ocitocina nos animais dez minutos antes de interagirem com os donos e imediatamente depois. O aumento médio nas taxas hormonais dos cães foi de 57.2%, enquanto nos gatos foi de apenas 12%. ;Foi surpreendente ver que cachorros produzem tanta ocitocina. E também uma surpresa legal ver que gatos também produzem. Ao menos parte do tempo, parece que os gatos se conectam com os donos;, afirmou o pesquisador.

De acordo com Zak, nos humanos a taxa de oxitocina no sangue aumenta entre 40 e 60% quando a pessoa avista um parente, marido ou filho. ;É um dos medidores químicos do amor em mamíferos;, explica. O teste já tinha sido feito com cachorros por outros pesquisadores, mas esta é a primeira vez que é realizado com gatos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação