Ciência e Saúde

Ácaro doméstico produz enzima que altera pele e provoca dermatite atópica

A descoberta reforça a tese de que a doença tem fortes componentes ambientais

Paloma Oliveto
postado em 11/02/2016 06:10
A descoberta reforça a tese de que a doença tem fortes componentes ambientaisSem que ninguém saiba explicar o motivo, nos últimos anos, triplicou o número de crianças com dermatite atópica, também conhecida como eczema. Doença extremamente incômoda e que pode abrir na pele o caminho para agentes infecciosos adentrarem a corrente sanguínea, ela afeta de 20% a 30% da população mundial. Os sintomas são tratados, mas não há cura, pois falta descobrir o que causa o problema. Embora existam componentes genéticos, o fato de a prevalência ter aumentado reforça a ideia de questões ambientais estão por trás do eczema. Um estudo publicado na edição desta semana da revista Science Translational Medicine confirma a hipótese, mostrando que, além de mutações no DNA, a doença pode ser desencadeada por alérgenos.

Na pesquisa, cientistas da Universidade de Oxford, no Reino Unido, constataram que o ácaro, animal encontrado na poeira doméstica, produz uma enzima que provoca alterações na pele humana e estimula a fabricação de antígenos do fosfolipídio, um importante componente da derme. Ao perceber a presença da substância, as células T são ativadas para lutar contra ela. Embora o objetivo seja nobre, de expulsar do corpo um antígeno que visa destruir a pele, elas acabam passando pela barreira natural da derme e desencadeando o processo inflamatório que caracteriza o eczema.

Rachael Jarrett, pesquisadora da Unidade de Imunologia Humana da Universidade de Oxford e principal autora do estudo, explica que pacientes de dermatite são mais propensos a carregar mutações que deixam a barreira da pele mais suscetível a infiltrações. Nessas pessoas, há um defeito no gene que produz a filagrina, proteína que forma a camada protetora da epiderme. ;A filagrina é responsável por fixar a queratina na pele e tem muitas funções importantes para a proteger a derme, regular o pH cutâneo, garantir a hidratação e impedir a entrada de micróbios;, ensina. ;A insuficiência da substância faz com que, diante de um agente externo, componentes do sistema imunológico adentrem a pele e ativem as respostas imunes;, diz. Vermelhidão, coceira, bolhas e outros sinais do eczema são a consequência do trabalho das células T lutando contra estímulos alérgenos.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação