Ciência e Saúde

Baixa estatura pode ser evitada com terapia de micróbios, diz estudo

Cientistas dizem que é possível realizar uma intervenção terapêutica contra a desnutrição usando micróbios que compensem os efeitos negativos dessa condição alimentar

postado em 17/02/2016 11:38
Crianças africanas participaram das pesquisas: o leite materno também influencia no crescimento de bebês

Três estudos publicados nas revistas Science e Cell mostram que micróbios presentes no intestino de crianças interagem com componentes da dieta para influenciar na saúde e no bem-estar dos pequenos. Em conjunto, os resultados, atingidos por dois grupos de pesquisa, demonstram como um microbioma intestinal alterado pode influenciar na estatura de um indivíduo e como determinadas estirpes de micro-organismos desempenham papel particularmente forte nesse processo de crescimento.

Na Science, a equipe de Jeffrey Gordon, da Faculdade de Medicina da Universidade de Washington, nos Estados Unidos, mostra que é possível realizar uma intervenção terapêutica contra a desnutrição usando micróbios que compensem os efeitos negativos dessa condição alimentar. Estudando crianças do Maláui, na África, os cientistas descobriram que as subnutridas têm a flora intestinal imatura, condição relacionada ao crescimento atrofiado do corpo.

Os cientistas coletaram amostras fecais de meninos e meninas entre 6 a 18 meses de idade, saudáveis e desnutridos, e transplantaram o material em ratinhos de cinco semanas de vida sem quaisquer micróbios no intestino. Os animais que receberam colônias de doadores saudáveis ganharam significativamente mais peso e massa corporal magra do que os roedores com amostras fecais de doadores subnutridos. A coabitação de ratos dos dois grupos permitiu que a microbiota saudável fosse repassada aos desnutridos, que recuperaram o crescimento.



Na revista Cell, Gordon detalha que açúcares que contêm ácido siálico, substância relacionada ao desenvolvimento normal do cérebro, e são mais abundantes no leite materno de mães com filhos saudáveis do que nas que geram crianças de baixa estatura. O estudo, também realizado no Maláui, estabelece bases para identificar que componentes do leite materno são necessários para a saúde infantil e como eles interagem com a microbiota intestinal dos bebês.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação