Ciência e Saúde

Baixas doses de quimioterapia controlam melhor o câncer, diz estudo

De acordo com o relatório da Science Translational Medicine, o estudo foi feito com ratos com câncer de mama

Agência France-Presse
postado em 24/02/2016 19:14

Usar baixas doses de quimioterapia, no lugar de altas, parece ser mais eficaz para controlar o câncer, além de reduzir os efeitos colaterais e o desenvolvimento de uma resistência aos medicamentos - segundo um estudo realizado com ratos publicado nesta quarta (24/02).

Segundo o relatório da Science Translational Medicine, o estudo foi feito com ratos com câncer de mama e faz parte do movimento incipiente que explora alternativas à quimioterapia em altas doses e seus efeitos adversos.

"Este enfoque pode prolongar a sobrevivência sem progressão do câncer de mama", estimou Pedro Enríquez-Navas do Centro e Instituto de Pesquisa H. Lee Moffitt, em Tampa, Flórida, principal autor do trabalho.

Leia mais notícias em Ciência e Saúde

Os pesquisadores se questionam quanto ao uso da quimioterapia padrão, já que raras vezes ela é capaz de eliminar o câncer por completo e deixa pelo caminho células resistentes.

Este novo enfoque permite dar pequenas doses contínuas de quimioterapia, que estabilizam o tumor "mantendo uma pequena população de células cancerígenas sensíveis às drogas e bloqueando o crescimento das células restantes", afirmou a pesquisa.

O estudo encontrou que entre 60 e 80% dos ratos tratados com esta terapia permaneciam mais tempo sem que o câncer ressurgisse depois de passar pela quimioterapia.

Os pesquisadores anunciaram que ainda é preciso continuar estudando antes de recomendar esta terapia aos pacientes.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação