Ciência e Saúde

Espermatozoides 'in vitro' em ratos dão esperança para homens

Os pesquisadores manipularam células embrionárias de roedores para se tornarem células germinativas semelhantes às que constituem o esperma

Agência France-Presse
postado em 25/02/2016 19:54

Pesquisadores chineses conseguiram criar esperma de ratos em laboratório, o que pode representar uma expectativa de conceber um tratamento eficaz contra a infertilidade, que afeta até 15% dos casais.

Os investigadores manipularam células estaminais embrionárias de roedores para se tornarem células germinativas semelhantes às que constituem o esperma.

Posteriormente, eles injetaram em um óvulo que produziu embriões, que foram, por sua vez, implantados em ratos fêmeas. Estes, então, tiveram um filhote perfeitamente normal.

Leia mais notícias em Ciência e Saúde

Os trabalhos, publicados nesta quinta-feira (25/02) nos Estados Unidos na revista "Cell Stem Cell", proporcionam uma plataforma de pesquisa que poderiam um dia ser usadas para tratar a infertilidade masculina, que responde a um terço de todos os casos de infertilidade, estimaram os cientistas.

"Reproduzir células germinativas in vitro ainda é o principal objetivo da biologia reprodutiva e da medicina", afirmou Jiahao Sha, da faculdade de Medicina de Nanquim, na China, co-autor do estudo.

"Esses trabalhos oferecem uma grande promessa para o tratamento da infertilidade masculina", garante.

"Estabelecemos um método sólido, etapa por etapa, que reproduz a formação de células de esperma viáveis in vitro. Este método é totalmente conforme as normas internacionais de referência na matéria, recentemente propostas por um grupo de biólogos especialistas em reprodução".

As células-tronco são derivadas de células tronco e estão na origem da formação de células reprodutivas (esperma em pessoas do sexo masculino e ovócitos em pessoas do sexo feminino).

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação