Carbono em excesso na superfície explica a escuridão de Mercúrio

postado em 08/03/2016 10:39
Superfície de Mercúrio: composição que prejudica o reflexo da luz solar
Há muito tempo os cientistas se perguntavam por que a superfície de Mercúrio é tão escura. O planeta mais próximo do Sol reflete menos luz da estrela do que a Lua, um corpo cuja capacidade refletora é considerada baixa, devido à grande presença de minerais ricos em ferro. Porém, essa explicação não era válida para Mercúrio desde que alguns estudos mostraram que o objeto tinha pouca quantidade desses elementos.

[SAIBAMAIS]Em estudo publicado ontem no site da revista Nature Geoscience, pesquisadores apontam o responsável pela escuridão mercuriana: carbono em excesso na superfície. Outro dado curioso descoberto pelos cientistas é que, diferentemente do que seria esperado, esse carbono não foi levado por cometas, mas originou-se no interior do planeta, na forma de uma crosta de grafite.

Principal autor do trabalho, Larry Nittler, pesquisador do Carnegie Institute, em Washington (EUA), explicou em um comunicado que havia uma teoria sobre a alta concentração de carbono em Mercúrio sendo levada por asteroides. O estudo, portanto, apoia essa ideia apenas em parte. ;Essa proposta era baseada em modelos e simulações. Agora, contudo, temos evidências diretas (sobre o que causa o processo de escurecimento);, afirmou.

As evidências foram fornecidas pela missão Messenger, nome da sonda que orbitou o planeta por mais de um ano até se chocar contra ele, em abril de 2015. Alguns dos dados usados no estudo foram colhidos pela sonda dias antes de sua colisão com Mercúrio. ;Usamos o espectômetro da Messenger e descobrimos que a distribuição de carbono está correlacionada com o material mais escuro de Mercúrio, e que esse material é muito provavelmente originado nas profundezas de sua crosta;, acrescentou Nittler.