Ciência e Saúde

Segundo estudo chinês, tai chi faz bem às pessoas com problemas cardíacos

Especialistas defendem que os exercícios passem a ser prescritos a esses pacientes

Vilhena Soares
postado em 29/03/2016 06:05

Os estudiosos também observaram a redução de sintomas depressivos em pacientes que praticam tai chi chuan


As vantagens dos exercícios físicos para pessoas com problemas cardíacos são cada vez mais atestadas pela ciência. Ao movimentar o corpo, o sangue flui melhor e o coração trabalha com mais eficiência, já que precisa fazer menos esforço. Cientistas chineses resolveram investigar se esses benefícios também ocorrem com a prática de técnicas milenares, como o tai chi chuan, arte marcial que envolve concentração e respiração. Constataram, entre os ganhos, redução da pressão arterial. Detalhes do estudo foram divulgados recentemente no Jornal da Sociedade Americana do Coração.

Yu Liu, coautor do estudo e pesquisador da Faculdade de Cinesiologia na Universidade do Esporte de Xangai, conta que a intenção do trabalho era reforçar observações feitas clinicamente. ;Os benefícios físicos e psicológicos para pacientes que praticam essas técnicas, que se tornam cada vez mais populares, precisavam ser determinados com base em evidências científicas;, disse, em comunicado à imprensa.

Partindo dessa motivação, Liu e colegas analisaram 35 estudos, somando 2.249 participantes de 10 países. Os pesquisadores perceberam que pessoas com doenças cardiovasculares e que tinham como hábito a prática de tai chi chuan, chi kung e baduanjin apresentaram reduções na pressão arterial e nos níveis de mau colesterol (LDL) e triglicérides ; tipo de gordura presente no sangue que aumenta os riscos cardíacos ;, além de redução de sintomas depressivos. Não houve avanços significativos na frequência cardíaca (quantidade de vezes que o coração bate por minuto) e no nível de aptidão aeróbica dos participantes.

Os cientistas destacam que a pesquisa analisou o grupo de uma forma mais geral. Por isso, impactos quanto ao tempo de dedicação dos exercícios chineses ; os participantes foram acompanhados por no máximo um ano ; poderiam ter um peso importante nos resultados. Apesar da necessidade de uma análise mais detalhada, eles acreditam que o trabalho reforça a necessidade de atividades físicas para pessoas com problemas cardíacos e mostram como o tai chi chuan e outras práticas chinesas podem ser uma boa opção para quem necessita se prevenir de complicações como derrame e infarto.

Qualidade de vida

Roberto Candia, cardiologista do Laboratório Exame, em Brasília, ressalta um ponto específico do estudo: um teste em que participantes tinham que se submeter a caminhadas com seis minutos de duração. ;Aqueles que realizavam exercícios chineses tiveram desempenho superior, além de melhoras na qualidade de vida, atestadas pelos questionários respondidos. Isso já mostra como essas atividades podem ser benéficas ao corpo e à mente;, avalia.

O especialista destaca também que essas atividades podem ser incorporadas às prescrições médicas para pacientes que precisam se proteger de problemas cardíacos. ;Muitas vezes, recomendamos os exercícios aeróbicos ou uma corrida moderada, mas tem gente que não gosta, que odeia academia. Técnicas como o tai chi chuan podem ser uma opção. E, se os benefícios mostrados no estudo realmente ocorrem, as chances de um derrame podem ser bastante reduzidas;, completa.

Os pesquisadores darão continuidade ao trabalho e pretendem estudar os benefícios das práticas chinesas em um número maior de enfermidades, além das cardíacas, e em pessoas que as praticam há mais de cinco anos. ;Estamos otimistas, pois os exercícios tradicionais chineses geram um baixo risco físico durante a prática e prometem uma intervenção que pode ser útil na melhoria da qualidade de vida em pessoas com doenças cardiovasculares, que estão entre as principais causa de incapacidade e morte no mundo;, destacou Liu.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação