Ciência e Saúde

Autistas sentem empatia quando confrontados com dilemas morais, diz estudo

Pesquisa mostra que autistas demonstram empatia semelhante à da população geral quando confrontados com dilemas morais

Isabela de Oliveira
postado em 30/03/2016 06:00 / atualizado em 17/09/2020 12:37

Pesquisa mostra que autistas demonstram empatia semelhante à da população geral quando confrontados com dilemas moraisO espectro autista é cercado de preconceitos. Comumente, quem tem pouco conhecimento sobre esse quadro imagina crianças isoladas que, diante da mínima contrariedade, reagem com violência. Uma impressão que se estende aos adultos com o transtorno, frequentemente tachados de pessoas frias, antissociais e que não se importam com os outros, propensas até mesmo a cometerem assassinatos.

Aos poucos, a ciência ajuda a combater estereótipos tão negativos. Alguns estudos já mostraram que indivíduos com transtornos mentais ; tais como esquizofrenia, depressão, transtorno bipolar e autismo ; são, na verdade, menos propensos a praticar crimes que a população em geral, mas a atenção que a mídia dá a casos envolvendo pacientes aumenta a sensação de que eles são violentos. Agora, uma pesquisa publicada na revista Scientific Reports refuta a ideia de que autistas não têm capacidade de se colocar no lugar do outro. De acordo com os responsáveis pelo trabalho, esses pacientes têm respostas empáticas semelhantes às das demais pessoas quando confrontados com dilemas morais.



Principal autor do estudo, Indrajeet Patil explica que o mito da frieza dos autistas é resultado da alexitimia, um traço que consiste na incapacidade de reconhecer as próprias emoções e as dos outros. ;É uma característica subclínica que está presente na comunidade geral e varia em gravidade. Curiosamente, manifestações clínicas dela são observadas em uma a cada 10 pessoas saudáveis. Mas, entre autistas, atinge um a cada dois;, explica Patil, que é neurocientista da Escola Internacional Superior de Estudos Avançados de Trieste (Sissa), na Itália.



Envolvimento
No estudo, a equipe contou com a ajuda de 17 adultos com diagnóstico de autismo de alto funcionamento (AFF), uma forma leve do transtorno. Os voluntários foram apresentados a situações hipotéticas em que deveriam fazer uma escolha difícil, que sempre envolvia sacrificar uma pessoa para salvar a vida de outras cinco. Patil explica que os dilemas foram divididos de acordo com a forma como a ação seria executada. Em alguns casos, o participante, para tomar a decisão de sacrificar uma pessoa e salvar as demais, precisaria, por exemplo, apenas girar a chave de um carro. Em outras, para atingir o mesmo resultado, o voluntário precisaria se envolver mais pessoalmente no ato, como empurrando o indivíduo de uma ponte.

Quando participam de testes desse tipo, as pessoas, geralmente, têm maior dificuldade com as situações que exigem um envolvimento maior e dizem que, mesmo sabendo que o resultado seria salvar outras cinco vidas, não conseguiriam agir diretamente, matando alguém. Isso, porque sentem empatia pela pessoa que seria sacrificada. ;O mesmo padrão é observado em autistas. Ou seja: eles podem distinguir entre os casos pessoais e impessoais com base em quão emocionalmente aversiva é a natureza do dano. Eles dizem não a dilemas pessoais com mais frequência, em comparação com dilemas impessoais, como os adultos saudáveis;, explica o autor.

Os cientistas usaram técnicas de modelagem estatística para identificar e dissociar traços dos voluntários que influenciavam em suas escolhas, concluindo que a alexitimia, que favorece escolhas utilitárias e menos empáticas, acaba anulada por outras características. ;Eles, às vezes, parecem exibir falta de tal preocupação por causa da parte não reconhecida de sua personalidade, ou seja, a alexitimia. Contudo, traços tipicamente autistas estão associados a uma maior angústia pessoal perante o sofrimento dos outros e, consequentemente, apresentam mais desconforto em situações morais que envolvem danos. No estudo, as decisões morais dos participantes indicavam que estavam, em média, mais avessos a causar dano a outrém, ainda que esse produzisse melhores resultados. Não esperávamos esse resultado;, acrescenta Patil.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação