Vilhena Soares
postado em 21/04/2016 07:10
O diagnóstico de autismo não é simples. São necessários profissionais de saúde experientes, que observam o comportamento das crianças em busca de sinais como ausência de contato visual, nos primeiros meses de vida, ou dificuldade para realizar alguns gestos simples, como apontar o dedo para algo que chama a atenção, após o primeiro ano. Agora, pesquisadores americanos encontraram evidências de que, no futuro, outra ferramenta poderá tornar essa identificação mais rápida e precoce: um exame cerebral.Em um artigo publicado na edição desta semana da revista Jama Psychiatry, os cientistas apontam diferenças significativas no funcionamento cerebral de crianças com e sem o transtorno. Os investigadores notaram que um conjunto de regiões, apelidado de circuito cerebral de percepção social, é menos ativo nos pequenos diagnosticados com transtorno do espectro autismo (TEA) e acreditam que essa distinção poderá ser usada para permitir um diagnóstico mais cedo do problema, o que aumentaria a eficácia das intervenções terapêuticas.
No estudo, os pesquisadores utilizaram um aparelho de ressonância magnética, tecnologia que tira fotografias do cérebro durante seu funcionamento, para examinar 114 meninos, com e sem o transtorno. Foram geradas 164 imagens cerebrais de cada um deles, com especial atenção a regiões ligadas às características que costumam ser prejudicadas no distúrbio, como o giro fusiforme, que está relacionado ao reconhecimento de faces. O resultado foi a identificação de um conjunto de áreas menos ativas nas crianças autistas.
Mais do que simplesmente dizer se uma criança tem TEA, o refinamento de um exame desse tipo poderá ajudar os médicos a identificar que habilidades de cada paciente serão mais afetadas, permitindo estimulações precoces mais personalizadas. ;Podemos usar esses biomarcadores funcionais para identificar quais tratamentos serão eficazes para casos individuais e medir seu progresso;, afirma, em um comunicado à imprensa, Kevin Pelohrey, coautor do trabalho e professor da Universidade George Washington, nos Estados Unidos.
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