Ciência e Saúde

Pesquisadores desenvolvem anticorpo, em ratos, para combater a sepse

Anticorpo que fortalece os vasos sanguíneos reverte, em ratos, o quadro infeccioso que pode levar à falência generalizada de órgão

postado em 27/04/2016 07:17
Principal causa de morte por infecção no mundo, afetando 19 milhões por ano, a sepse não tem tratamento específico e, com a crescente resistência aos antibióticos, resulta em alto índice de letalidade. Para combater diretamente esse processo inflamatório, no qual o corpo passa a destruir os próprios tecidos e órgãos em resposta a um agente infeccioso, pesquisadores do Instituto Avançado Samsung de Tecnologia, na Coreia, desenvolveram um anticorpo que, em vez de focar no patógeno ou na inflamação, tem como alvo os vasos sanguíneos. Em ratos, eles conseguiram reverter o processo. O resultado do estudo foi publicado na edição mais recente da revista Science Translational Medicine.

[SAIBAMAIS]Além de investir na resposta vascular do paciente, o anticorpo pesquisado trabalha convertendo uma proteína normalmente perigosa em um agente protetivo. Na sepse, a inflamação vascular, em particular, pode fazer com que os vasos sanguíneos se rompam, derramando fluido no organismo e levando, potencialmente, à falência generalizada de órgãos e choque séptico. O receptor TIE2, encontrado nas linhagens de células endoteliais que se localizam nos vasos, foi apontado como um importante alvo terapêutico para essa condição.



Ele ajuda a barreira do endotélio a se proteger da inflamação vascular e, consequentemente, evita o rompimento dos vasos sanguíneos. Contudo, compostos que estimulam a produção do TIE2 ou inibem a ANG2 ; uma proteína que bloqueia esse receptor ; até agora foram apenas parcialmente efetivos ou impraticáveis para uso clínico.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação