Ciência e Saúde

Gripe: vacina durante gestação diminui chances de bebês ficarem doentes

Bebês cujas mães se vacinam contra a gripe durante a gestação têm 70% menos chances de ficarem doentes nos primeiros 6 meses de vida

postado em 04/05/2016 06:10
Mulher aguarda dose de vacina contra a gripe: eficácia comprovada na proteção tanto das mães quanto dos filhos
Estudo publicado na edição on-line da revista especializada Pediatrics reforça a importância de mulheres grávidas tomarem a vacina contra a gripe, uma recomendação já seguida por vários países, inclusive o Brasil. Segundo o trabalho, bebês cujas mães são imunizadas durante a gestação têm um risco significativamente reduzido de ser infectado pelo vírus influenza durante os seis primeiros meses, época em que ele não podem receber a dose protetora.

A pesquisa é baseada nos atendimentos realizados na Escola de Medicina da Universidade de Utah. Os autores observaram que, entre os bebês de até 6 meses com mães que haviam se vacinado quando estavam grávidas, o número de casos de gripe confirmados era 70% menor, e a hospitalização por gripe nesse grupo foi 80% mais baixa que nas demais crianças da mesma idade. Além disso, os prontuários médicos mostraram que 97% dos casos de gripe em recém-nascidos eram de bebês cujas mães não haviam sido imunizadas no período de gestação.

;Bebês não podem ser imunizados nos primeiros seis meses, então eles precisam contar com os outros para se protegerem da gripe nesse período;, diz, em um comunicado à imprensa, a líder do estudo, Julie H. Shakib. ;Quando mulheres grávidas recebem a vacina contra a gripe, há claro benefício para seus filhos;, completa.

Influenza, ou vírus da gripe, é um micro-organismo que provoca uma variedade de sintomas, como dor, calafrio, náusea e diarreia. Há mais de um tipo desse vírus, com diferentes cepas, incluindo o H1N1, que pode levar à morte pessoas mais fragilizadas, principalmente idosos, crianças e gestantes. De acordo com Michael W. Varner, coautor da pesquisa, embora seja mais raro que o vírus infecte grávidas, as mudanças pelos quais o corpo da mulher passa durante a gestação, tendem a ser mais severamente afetadas pelo micro-organismo, uma vez que adoecem.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação