Ciência e Saúde

Astrônomos detectam moléculas orgânicas fora do Sistema Solar

A descoberta deve ajudar a responder perguntas que há tempos intrigam químicos e biólogos

Humberto Rezende
postado em 15/06/2016 06:10
A Via Láctea vista a partir do Havaí: molécula complexa foi detectada em uma gigante nuvem de gás e poeira localizada no centro da galáxia

O encontro da Sociedade Astronômica Americana foi marcado, ontem, pelo anúncio da primeira detecção de moléculas orgânicas complexas quirais fora do Sistema Solar. Se você é um químico, já deve estar empolgado com a informação. Mas talvez precise de mais explicações para compartilhar do entusiasmo demonstrado pelos cientistas presentes no evento, realizado em San Diego, nos Estados Unidos. Saiba, desde já, que a descoberta é apontada como fundamental para esclarecer o processo de formação da vida na Terra.

Em primeiro lugar, o que são moléculas quirais? São aquelas cuja estrutura é a exata imagem invertida uma da outra. Elas são como as mãos humanas: a direita e a esquerda são figuras especulares perfeitas, ou seja, ao serem colocadas diante de um espelho, se tornam uma cópia exata. O nome dessas moléculas, por sinal, vem justamente dessa comparação. Quiral é derivado do grego kheir, que significa mão.

Estranhamente, embora tenham o conteúdo igual, essas moléculas são bastante seletivas na hora de escolher em que organismos vão se manifestar. Cada ser vivo existente no planeta é constituído por apenas uma versão das moléculas quirais. Os aminoácidos que formam as proteínas do corpo humano, por exemplo, são todas ;canhotas;, por assim dizer. Em outros seres, todos serão destros. Essa propriedade, chamada homoquiralidade, tem uma série de implicações para as estruturas biológicas, incluindo a organização em dupla hélice do DNA.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação