Ciência e Saúde

Efeito do adoçante no cérebro causa mais fome, dizem cientistas

Quando uma pessoa ingere alimentos adoçados artificialmente, o cérebro reconhece o doce, mas sente falta das calorias atreladas a esse sabor

postado em 13/07/2016 07:51
A falta de calorias em adoçantes altera o mecanismo cerebral de recompensaPrescritos para evitar a obesidade, os adoçantes têm entrado na berlinda pelo efeito contrário: estudos recentes com animais e seres humanos mostram que os açúcares artificiais levam à maior sensação de fome e, consequentemente, à maior ingestão de alimentos e bebidas. Cientistas da Universidade de Sydney e do Garvan Institute of Medical Research, ambos na Austrália, conseguiram identificar o que está por trás dessa adversidade. Em estudo inédito, eles mostraram que essas substâncias interferem nos mecanismos cerebrais ligados à saciedade e à recompensa.

Quando uma pessoa ingere alimentos adoçados artificialmente, o cérebro reconhece o doce, mas sente falta das calorias atreladas a esse sabor. Como não as recebe, envia impulsos nervosos ao corpo informando que continua faminto. ;Por meio de investigação sistemática, verificamos que, dentro dos centros de recompensa do cérebro, o doce é uma sensação integrada com o conteúdo de energia. Quando doçura versus energia está fora de equilíbrio por um período de tempo, o cérebro se recalibra e aumenta o consumo calórico total consumido;, explica Greg Neely, professor da Universidade de Sydney e um dos autores do estudo, publicado ontem na revista Cell Metabolism.



[SAIBAMAIS]Nos experimentos, os estudiosos utilizaram a sucralose, mas ressaltaram que o mesmo efeito é detectado em outros produtos do gênero. A primeira parte da pesquisa foi feita com moscas de fruta, que foram expostas a uma dieta com o adoçante por mais de cinco dias. Os insetos passaram a consumir 30% a mais de calorias por conta da alimentação imposta. Para testar os efeitos nos mamíferos, os testes foram reproduzidos em ratos, que consumiram alimentos com sucralose durante sete dias.

Insônia
Segundo o artigo, os roedores, ;apresentaram um aumento significativo no consumo de alimentos, e a via neuronal envolvida nesse processo foi a mesma detectada nas moscas da fruta;. Os pesquisadores também detectaram que a sucralose causou hiperatividade, insônia e diminuição da qualidade do sono nas cobaias. Esses comportamentos são fortemente relacionados à fome leve ou ao estado de jejum.

;Esses resultados reforçam a ideia de que variedades de comidas e bebidas processadas sem açúcar podem não ser tão inertes como o esperado. Os adoçantes artificiais podem realmente mudar a forma como os animais percebem a doçura dos alimentos, com uma discrepância entre os níveis de doçura e de energia que levam ao aumento do consumo calórico;, diz Herbert Herzog, participante do estudo e professor do Garvan Institute.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação