Jornal Correio Braziliense

Ciência e Saúde

Para colher mel, pássaro ajuda humanos a encontrar colmeias

Com a estratégia, ambos ganham: o homem fica com o trabalho facilitado, e o animal acessa alimento sem precisar enfrentar as abelhas



[SAIBAMAIS]A relação das comunidades locais com esse pássaro do tamanho de um pardal foi observada com espanto pelo missionário português João dos Santos, que, em 1588, morava em Sofala, atual Moçambique. Ele percebeu que uma pequenina ave costumava visitar a igreja, entrando no templo por buracos na parede, com o claro interesse de se alimentar da cera das velas. No clássico relato Ethiopia Oriental, que escreveu anos mais tarde, ele observa que o pássaro tinha outro hábito peculiar: levava os homens até as colmeias por meio de um chamado.

As descrições do religioso não deixam dúvida de que Santos falava do Indicator indicator. ;Eles se alimentam da cera de abelha e sabem onde ficam as colmeias. Já o homem pode espantar as abelhas e abrir a colmeia usando ferramentas e fogo. Dessa forma, temos a cera para os pássaros e o mel para os homens;, diz Claire Spottiswood. A pesquisadora lembra que muitas outras espécies, como cães e falcões, trabalham em parceria com humanos na busca por comida. Contudo, para tanto, são animais domesticados e treinados para isso. ;Já a interação do Indicator indicator com os caçadores-coletores é um exemplo extremamente raro de mutualismo entre animais selvagens e nossa própria espécie;, diz.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique