Jornal Correio Braziliense

Ciência e Saúde

Impacto do sedentarismo custa US$ 67 bi à saúde financeira global

Estudo inédito mostra que a inatividade física, além de desencadear doenças crônicas, custou mundialmente US$ 67,5 bilhões em 2013, com gastos em tratamento e perda de produtividade



Para o cientista, que coordenou os trabalhos do especial de 2012 e é coautor dos estudos desta edição, embora o impacto do sedentarismo na mortalidade seja superior ao de outros fatores de risco, pouco se pensa e se faz a respeito. ;A inatividade física mata 5,3 milhões por ano. O tabagismo, 5,1 milhões; e a obesidade, 3 milhões;, exemplifica. ;A falta de atividade é um problema monstruoso e gravíssimo de saúde pública, mas não é tratado como tal;, critica Hallal.

O especialista lembra que, para enfrentar essa epidemia de sedentarismo ; 23,8% da população mundial encaixa-se na classificação ; são necessárias soluções complexas, como planejamento urbano que privilegie calçadas de pedestres e ciclovias, incorporação da atividade física pelos sistemas de saúde, investimento em aulas de educação física nas escolas (ao menos três por semana) e incentivo à prática nas empresas privadas. ;Além disso, a percepção de indignação da população é muito baixa. Oitenta por cento dos adolescentes do mundo são inativos. Imagina se esse fosse o percentual de adolescentes que fumassem ou fossem obesos? Ninguém leva a inatividade física tão a sério;, lamenta.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique