Estudo revela que movimento dos girassóis é guiado por bússola interna

postado em 05/08/2016 06:10
As plantas mais velhas não acompanham todo o movimento do Sol: tática para atrair polinizadores
O ritmo circadiano ; período de 24 horas em que os ciclos biológicos do corpo se completam ; também funciona como um guia para a movimentação dos girassóis. Pesquisadores dos Estados Unidos analisaram a flor e observaram que ela acompanha os raios solares de acordo com o seu relógio interno. O trabalho, publicado na última edição da revista Science, também aponta diferenças de comportamento nas espécies mais velhas, que realizam ciclos menores que as jovens.

Os estudiosos cultivaram as plantas da espécie Helianthus annuus, o girassol comum, em vasos ao ar live e monitoraram como elas seguiam o Sol. Depois dessa etapa, as plantas foram levadas a uma câmara de crescimento, onde a única luz fornecida era controlada por meio de lâmpadas fluorescentes. Constatou-se que as plantas ainda se movimentavam, mesmo sem estar expostas à luz solar. A descoberta indica a existência de uma espécie de bússola interna para esse deslocamento.

;Um mecanismo interno, o relógio circadiano, é o que lhes permite dobrar para trás e para a frente com um ritmo de 24 horas;, explicou, ao Correio, Stacey Harmer, professora do Departamento de Biologia Vegetal da Universidade da Califórnia e uma das autoras do estudo. Os cientistas também observaram uma diferença curiosa entre plantas jovens e velhas. ;Quando as plantas maduras se abrem, elas ficam fixas em uma posição virada para o leste e não acompanham o movimento do Sol, o que as mais novas fazem;, contou a autora.