Publicidade

Correio Braziliense

Filhote de baleia raro é filmado por drone na Austrália

Os pesquisadores observaram os dois cetáceos quando realizavam um censo aéreo da população de baleias-francas-austrais diante da costa do estado da Austrália Ocidental


postado em 06/09/2016 10:51 / atualizado em 06/09/2016 13:40

A baleia-franca-austral não é considerada uma espécie ameaçada. Sua população se reconstituiu depois de ter sido dizimada no século passado(foto: Frederik Christiansen/AFP)
A baleia-franca-austral não é considerada uma espécie ameaçada. Sua população se reconstituiu depois de ter sido dizimada no século passado (foto: Frederik Christiansen/AFP)

Sydney, Austrália - Os cientistas conseguiram captar ao longo da costa da Austrália, graças a um drone, imagens espetaculares de uma baleia-austral nadando ao lado de seu filhote, um pequeno animal cuja cor branca é muito rara.

Os pesquisadores observaram os dois cetáceos quando realizavam um censo aéreo da população de baleias-francas-austrais diante da costa do estado da Austrália Ocidental.

"Os drones permitem, sem incomodá-las, tomar medidas do tamanho e constatar o estado das baleias-francas-austrais", declarou Fredrik Christianse, da Unidade de Pesquisa sobre Cetáceos da Universidade Murdoch (Mucru) de Perth.

A baleia-franca-austral não é considerada uma espécie ameaçada. Sua população se reconstituiu depois de ter sido dizimada no século passado, durante as campanhas de caça.

Mas seu número é limitado. Nas águas australianas há apenas 3 mil indivíduos. O filhote de baleia branco é ainda mais raro, já que apenas 5% deles nascem com esta cor surpreendente, antes de se tornarem cinzas em seu primeiro ano.

Leia mais notícias em Ciência e Saúde

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade