Jornal Correio Braziliense

Ciência e Saúde

Número de corpos celestes representa apenas 1% do estimado pelos astrônomos

Agência Espacial Europeia apresenta o mapa mais completo da Via Láctea, com 1,142 bilhão de corpos celestes catalogados pelo satélite Gaia



Um total de 450 astrônomos de 25 países participam do projeto, que complementa os dados reunidos há 23 anos pela Hipparcos, outra missão astronômica da ESA. A enorme quantidade de informações mostrou que há 200 milhões de estrelas a mais que o previsto anteriormente. Contudo, embora pareça muito, 1 bilhão é apenas 1% de todas as estrelas que compõem a Via Láctea, nos cálculos dos cientistas. O objetivo final de Gaia é completar o mapa celeste em 3D mais preciso até o momento. Entre os dados disponíveis, estão os de anãs brancas e de 2.152 quasares, os objetos mais afastados do Universo.

;Gaia não apenas nos fornece a posição das estrelas, mas também seu movimento, e isso também nos permite compreender melhor como a nossa galáxia se formou;, explica Antonella Vallenari, do Observatório de Pádua, na Itália. Por exemplo, os dados permitirão saber se nosso Sol foi criado a partir de um aglomerado de matéria. A posição e o movimento de 400 desses conjuntos de estrelas, gases e poeira já foram registrados pelo satélite, segundo a astrônoma.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique