Ciência e Saúde

Estabilização de casos de Alzheimer em países ricos traz esperança

A tendência é observada particularmente para a taxa de novos casos na Europa Ocidental e nos Estados Unidos, segundo estudos recentes

Agência France-Presse
postado em 19/09/2016 18:10
A estabilização do número de casos de Alzheimer e doenças afins nos países desenvolvidos lança uma luz de esperança ante essa patologia devastadora que ainda não tem cura.

[SAIBAMAIS]A tendência, inesperada em um contexto de previsões alarmistas, é observada particularmente para a taxa de novos casos na Europa Ocidental e nos Estados Unidos, segundo estudos recentes.


A baixa incidência (taxa de novos casos) da doença de Alzheimer e de tipos de demências afins em pessoas maiores de 65 anos é "uma tendência nítida", afirma o epidemiologista Philippe Amouyel, do Instituto Pasteur-CHRU, em Lille, no norte da França.

A quantidade total de casos deverá aumentar, porém, considerando-se a quantidade cada vez maior de pessoas que vivem mais tempo, graças ao aumento da expectativa de vida.

"Limitamos o fluxo, mas sem conseguir detê-lo", afirma David Reynolds, da associação britânica Alzheimer;s Research UK (Aruk).

Os custos econômicos e sociais das demências chegam a US$ 818 bilhões em nível mundial e não estão perto de diminuir, segundo o relatório de 2015 dos especialistas da federação Alzheimer Disease International (ADI).

Vinculado ao envelhecimento, o Mal de Alzheimer é a causa mais comum de demência, sendo responsável por entre 60% e 70% dos casos. A demência vascular é a segunda causa. No entanto, a associação dessas duas doenças é comum, de acordo com especialistas.

A doença de Alzheimer leva a uma deterioração da memória e de outras faculdades intelectuais e, progressivamente, a uma perda de autonomia.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), há cerca de 47,5 milhões de pessoas com demências no mundo, e 7,7 milhões de novos casos todos os anos - ou seja, um a cada quatro segundos.

Palavras cruzadas, sudoku e jardinagem

O Reino Unido, um dos países analisados na pesquisa (que também incluiu Espanha, Suécia, Holanda, entre outros), registrou uma queda de 20% da taxa de incidência global da demência por mais de duas décadas.

Segundo um estudo publicado em abril passado na revista científica Nature Communications, o país contava com 209.000 casos novos em 2015 - muito abaixo dos 251.000 apontados em previsões de 1991.

Mais de 100 anos depois da identificação do Mal de Alzheimer, ainda não existe um tratamento que permita curá-lo, ou frear sua evolução.

As causas da doença, que implica o aparecimento de proteínas anormais no cérebro, continuam sendo objeto de debate. Estudos recentes sugeriram que a poluição poderia ser um dos responsáveis.

Entre as hipóteses que podem explicar essa estabilização da taxa de demências, está uma melhoria da qualidade de vida e da educação, assim como uma redução dos riscos cardiovasculares, devido ao avanço de tratamentos para hipertensão e colesterol alto.

"Qualquer coisa que ajuda a reduzir o risco cardiovascular parece ser benéfica, como a atividade física, uma alimentação saudável nos moldes da dieta mediterrânea e não fumar", resume Amouyel.

Além disso, de acordo com alguns estudos, tudo que faz o cérebro trabalhar, como estudos superiores, ou atividades como palavras cruzadas, sudoku, leitura, jardinagem, trabalhos manuais, assim como o fato de não viver isolado, contribuem para reduzir o risco de demência.

Enquanto isso, outros desenvolvimentos podem inverter a tendência, como a progressão da diabetes, a obesidade e o sedentarismo, alertam especialistas poucos dias antes do Dia Mundial do Alzheimer, nesta quarta-feira (21).

Em nível mundial, o número de casos de demência pode chegar a 75,6 milhões, em 2030, e a 135 milhões, em 2050, um aumento alimentado particularmente por países de baixa e média renda, segundo a OMS.

Isso se deve a um aumento das doenças cardiovasculares e da obesidade, assim como de uma ampliação acelerada da expectativa de vida nesses países. De acordo com o especialista francês, eles já representam mais da metade dos casos de demência em todo o mundo.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação