Ciência e Saúde

Duas vacinas experimentais contra zika apresentam resultados em macacos

Cientistas já iniciaram testes clínicos preliminares em humanos com uma das vacinas, conhecida como VRC5288, para testar sua segurança e eficácia

Agência France-Presse
postado em 22/09/2016 20:10

Duas vacinas experimentais desenvolvidas pelos Institutos Nacionais de Saúde (NIH) dos Estados Unidos protegeram macacos da infecção pelo vírus zika depois de duas doses, disseram pesquisadores nesta quinta-feira.

Os cientistas já iniciaram testes clínicos preliminares em humanos com uma das vacinas, conhecida como VRC5288, para testar sua segurança e eficácia, de acordo com um estudo publicado na revista Science.

Um ensaio clínico de fase 2 em países onde o zika é endêmico poderia começar no ano que vem, disseram autoridades.

A segunda vacina (VRC5283) está aguardando a data de início de um ensaio clínico de fase 1.

A pesquisa envolveu a vacinação de macacos rhesus usando "as duas diferentes vacinas de DNA experimentais de zika, em doses diferentes", disse o NIH em um comunicado.

O uso de duas doses foi "altamente eficaz" na proteção de macacos expostos à infecção pelo vírus zika.

Especialistas dizem que pode demorar anos para que seja desenvolvida uma vacina que previna a infecção pelo zika. O vírus é particularmente perigoso para mulheres grávidas, pois pode causar malformações cerebrais nos fetos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação