Jornal Correio Braziliense

Ciência e Saúde

Aumentar ingestão de vitamina B na gravidez reduz risco de filho ter eczema

O estudo é o primeiro a associar a quantidade de nicotinamida, uma vitamina natural, ao risco da doença em crianças



A nicotinamida é uma forma de vitamina B3. Seus níveis são mantidos por meio da ingestão de alimentos, como carne, peixe, frango, cogumelos, nozes e café, assim como de produtos com triptofano, aminoácido encontrado na maior parte das proteínas. A substância e os nutrientes associados a ela são importantes para as respostas imunológicas do corpo e o metabolismo energético.

No estudo, os pesquisadores verificaram as quantidades da substância durante a gravidez em 497 mulheres. As taxas de eczema em seus filhos, aos 6 e 12 meses, também foram medidas. A associação foi ainda mais forte quando se consideraram os níveis de ácido antranílico, um metabólito do triptofano. Segundo os pesquisadores, a nicotinamida pode melhorar a estrutura, a umidade e a elasticidade da pele e, portanto, tem potencial de alterar o processo do eczema.

;São necessários mais estudos para investigar essa interessante associação, mas a descoberta é mais uma evidência dos potenciais benefícios de se ingerir uma dieta saudável e balanceada durante a gravidez;, afirmou Keith Godfrey, do Centro de Pesquisa Biomédica em Nutrição da universidade.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.