Jornal Correio Braziliense

Ciência e Saúde

Interferência humana reduz diversidade genética de mamíferos e anfíbios

Regiões que sofrem grande interferência humana, aponta estudo publicado na Science, abrigam os mamíferos e os anfíbios com a mais baixa diversidade genética. O dado preocupa porque as mutações no DNA são cruciais para a sobrevivência de uma espécie



[SAIBAMAIS]Para calcular esse grau de diversificação dentro de uma mesma espécie, os cientistas usaram uma ampla base de dados genéticos que contém o número de mutações em grupos de animais de diversas populações. Depois, eles verificaram a distribuição natural das espécies investigadas e dividiram o mapa múndi em áreas classificadas de acordo com o impacto humano em cada região. ;Por fim, identificamos a diversidade das populações em cada uma dessas áreas;, diz Miraldo.

Os resultados indicaram que a variação genética dentro de uma mesma espécie é mais elevada nas zonas tropicais ; a região amazônica e a Cordilheira dos Andes mostraram-se as mais diversas nesse sentido, em todo o mundo. Já nas populações de mamíferos e anfíbios que vivem em regiões onde houve maior impacto e transformação por atividade humana, como cidades ou áreas de atividade agrícola, as variantes genéticas são bem mais escassas.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.