Jornal Correio Braziliense

Ciência e Saúde

Mutação genética explica preferência por alimentos gordurosos

Estudo conduzido na Universidade de Cambridge, no Reino Unido mostra que uma mutação no gene MC4R faz com que indivíduos tenham um paladar reduzido para o açúcar e comam doses exageradas de gordura



Na primeira etapa, os participantes foram apresentados a um buffet livre de frango korma, uma comida tradicional indiana. Havia três pratos com aparência igual, mas diferenças na contribuição de gordura para o conteúdo calórico total: 20%, 40% e 60%. Os participantes não sabiam dessa distinção. Os pesquisadores descobriram que, embora os grupos não tenham mostrado diferenças em relação à quantidade de alimentos ingeridos, os indivíduos com a variante do MC4R comeram quase o dobro da quantidade de korma altamente rico em gordura do que os indivíduos magros, 95% a mais. Se levados em consideração apenas os obesos sem a peculiaridade genética, o aumento na ingestão de korma com alto teor de açúcar foi de 65%.

Sobremesa

Na segunda etapa, os participantes receberam uma sobremesa feita de morangos, chantilly e pedaços de merengue. Novamente,havia três opções visualmente indistinguíveis, mas com o açúcar compreendendo 8%, 26% ou 54% do total de calorias. Os obesos com a variante do gene o MC4R gostaram menos das opções ricas em açúcar do que os outros dois grupos de voluntários, e comeram ;significativamente menos; de todos os três tipos de doce. ;Para esses indivíduos, essa mutação os levou a preferir alimentos ricos em gordura, sem eles perceberem;, ressaltaram os autores.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique .