Ciência e Saúde

Pesquisa aponta mudança no comportamento antes mesmo de encontrar parceiro

Não é só depois de se casar que as pessoas adotam uma rotina mais tranquila. O simples fato de desejar se unir a alguém promove mudanças de postura, aponta pesquisa norte-americana

Vilhena Soares
postado em 23/10/2016 08:11

;Casarás e amansarás;, determina um antigo provérbio. Pois o dito popular precisa de uma atualização, diz uma dupla de professoras da Universidade de Ohio, nos Estados Unidos. Não que a relação entre matrimônio e uma vida mais tranquila não exista. É a ordem dos termos que está errada. Em um estudo publicado na revista especializada Journal of Marriage and Family, as autoras afirmam que, quanto maior a vontade de se unir a alguém, melhor é o comportamento de uma pessoa, com menos riscos de se envolver em atos delinquentes, como roubo e agressão. Em outras palavras, fica-se manso primeiro, e, depois, se casa.

As cientistas contam que se interessaram pelo tema após revisarem um estudo sobre o comportamento de risco de adolescentes. O trabalho mostrava que jovens com forte expectativa de casamento tinham uma probabilidade menor de usar drogas. ;Eu me perguntei se eles também eram menos propensos a cometer atos delinquentes, especialmente porque sabemos que, quando as pessoas se casam, elas têm, em geral, uma tendência menor a comportamentos criminosos;, explica ao Correio Rachel Arocho, uma das autoras do estudo. ;Pensei que poderia ser capaz de ver as diferenças mesmo antes de as pessoas se casarem;, completa.



Na pesquisa, Arocho e sua colega, Claire Kamp Dush, analisaram informações da Pesquisa Longitudinal Nacional da Juventude, um trabalho com dados de 7.057 pessoas com idades entre 15 e 20 anos quando os dados foram coletados, em 2000 e 2001. Nesse levantamento, os participantes foram motivados a, entre outras coisas, estimar a probabilidade de eles estarem casados no prazo de cinco anos. Eles também foram indagados se haviam cometido atos delinquentes ; que incluíam roubo, agressão pessoal, tráfico de drogas e destruição de propriedade.

Em 2000, os respondentes diziam haver, em média, 43% de chances de eles se casarem em cinco anos. Já entre os participantes que responderam ao questionário em 2001, esse índice médio foi maior, de 48%. As pesquisadoras notaram, então, que o número de jovens que diziam ter cometido alguma transgressão caía de um período para o outro. Ou seja, havia menos adolescentes delinquentes no grupo que tinha uma expectativa maior de matrimônio.

Compromisso
;Nosso trabalho sugere diferenças mensuráveis entre jovens que pensam que vão se casar logo e aqueles que não acreditam nisso;, observa Arocho. As pesquisadoras acreditam que a redução de atos delinquentes registrados pode ser influenciada pela necessidade de mudanças comportamentais diante da expectativa de matrimônio. ;As pessoas que querem compromisso acreditam que precisam agir de determinada maneira para serem atraentes à pessoa com quem desejam se casar;, prossegue a autora.

Para Vladimir Melo, psicólogo e terapeuta familiar, a pesquisa mostra dados coerentes com o estágio da vida em que os participantes do estudo foram avaliados. ;Como a análise foi feita com jovens, as expectativas de formar uma família representam uma mudança no estilo de vida. Existe também um resgate de valores, que é uma condição importante a ser passada para as crianças, por exemplo. Na terapia familiar, é o que chamamos de força centrípeta, que puxa a energia para o centro familiar, com estabilidade e dedicação muito maiores a ela;, analisa o especialista, que não participou do estudo.

Casada há apenas quatro meses, Daniela Cardoso, 25 anos, considera que a conclusão da pesquisa faz sentido. Segundo a administradora, tanto ela quanto o marido, Víctor Hugo Maciel, 26, tiveram mudanças de comportamento antes da união. ;Eu e meu marido nunca fomos muito baladeiros, mas diminuímos muito o nosso lazer, porque queríamos juntar dinheiro para comprar um apartamento. Nossas prioridades mudaram, deixamos algumas coisas de lado, como visitar um restaurante, para começar a vida de casados. Abdicamos de certas coisas para dar início a um projeto juntos, o que valeu muito a pena;, conta.

Víctor Hugo concorda com a mulher. ;Acho que é um processo de amadurecimento. Quando tomamos essa decisão, passamos a ter uma postura diferente. Nós não pensamos em ter filhos agora, mas acreditamos que isso possa ocorrer daqui a uns dois anos. E essa visão de construção de família já nos influencia;, avalia o advogado. E Daniela não vê o fenômeno como algo exclusivo do casal: ;Participo de um grupo de noivas que compartilham conselhos sobre a preparação pra festa e todas dizem a mesma coisa, que pararam de viajar, por exemplo, para conseguir se casar do jeito que planejavam;.

Ainda em alta

As professoras da Universidade de Ohio acreditam que outra conclusão trazida pelo estudo é de que os jovens, pelo menos os norte-americanos, continuam valorizando o casamento. ;O matrimônio mudou muito ao longo dos últimos 30, 40 anos, mas a maioria dos jovens ainda diz que espera se casar. Surpreendeu perceber que eles ainda se importam com o matrimônio, e aqueles com maiores expectativas já agem de forma diferente;, diz Arocho.

Melo observa algo parecido na nova geração brasileira. Apesar de terem um novo olhar para a união, os jovens brasileiros continuam a valorizá-la. ;Muitas pessoas, dificilmente, vão ter apenas um casamento na vida, porque elas têm mais liberdade de escolha e veem esse compromisso de outra forma, com mais autonomia. Antes, a pressão familiar e social era muito maior e, agora, elas têm a possibilidade de reconstruir a vida;, observa o terapeuta. ;Estudos como esse são importantes para entender os fenômenos pelos quais passamos e ampliar nosso entendimento, sobretudo por vivermos em uma época de diversidade cada vez maior.;

O trabalho das autoras terá continuidade. ;Pretendemos estudar as expectativas conjugais usando dados diferentes e focando em outras amostras, como os casais que já vivem juntos. Quero saber mais sobre como essas expectativas são formadas e que outros comportamentos elas influenciam;, adianta Arocho.

;Nosso trabalho sugere diferenças mensuráveis entre jovens que pensam que vão se casar logo e aqueles que não acreditam nisso;
Rachel Arocho, coautora do estudo

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação