Sonda da Nasa registra possível oceano frio e pegajoso em Plutão

A partir de dados coletados pela sonda, os astrônomos determinaram o tamanho e a profundidade de uma cratera que surgiu milhões de anos atrás por conta de um forte impacto com outro corpo celeste

postado em 17/11/2016 06:00

Nitrogênio em estado congelado e líquido pode estar embaixo da principal cratera do corpo celeste

Plutão parece esconder mais segredos em seu coração do que se pensava. Um estudo publicado nessa quinta-feira (16/11) na revista Nature destaca que a grande mancha em formato de coração do planeta ; uma região batizada de Tombaugh Regio ; pode conter um oceano frio e pegajoso abaixo de sua superfície. A descoberta foi feita pela equipe da missão New Horizons, da agência espacial americana, a Nasa, que sobrevoou o planeta-anão com uma sonda durante três meses, no ano passado. O coração é a área mais brilhante da superfície do planeta e vem sendo observado há décadas. Curiosamente, ele fica sempre oposto à maior lua de Plutão, Caronte, em um fenômeno que se manteve sem explicação até agora.

A partir de dados coletados pela sonda, os astrônomos determinaram o tamanho e a profundidade de uma cratera localizada dentro do coração, a Sputinik Planitia, que surgiu milhões de anos atrás por conta de um forte impacto com outro corpo celeste. ;Seu tamanho é proporcionalmente semelhante às maiores crateras de Mercúrio e Marte;, disse Richard Binzel, um dos astrônomos que participaram da missão. ;Os dados mostram que a cratera não somente fica oposta a Caronte, mas é quase exatamente oposta;, afirma Binzel, que também é professor do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT). ;Então, nós nos perguntamos: ;Quais são as chances disso acontecer por acaso? E o que pode causar esse alinhamento?;;

O brilho incomum da Tombaugh Regio indica a presença de nitrogênio, tanto congelado quanto líquido, na região, segundo dados da New Horizons. É possível, portanto, que haja um oceano contendo o elemento sob a superfície da Sputinik Planitia. Em um estudo anterior, os pesquisadores descobriram que esse nitrogênio parece estar em constante movimento, devido a uma falha geológica localizada no fundo da cratera.