Jornal Correio Braziliense

Ciência e Saúde

Da gengiva para as articulações: periodontite pode estar ligada à artrite

Cientistas descrevem como uma bactéria conhecida por causar periodontite também pode desencadear o processo autoimune que caracteriza a artrite reumatoide



Em um artigo publicado na edição dessa quarta-feira (14/12) da revista Science Translational Medicine, a equipe do professor de reumatologia Felipe Andrade descreveu como uma bactéria conhecida por causar periodontite ; uma inflamação crônica das gengivas ; também pode desencadear o processo autoimune que caracteriza a artrite reumatoide. Doenças autoimunes são aquelas nas quais o organismo começa a se autoatacar de maneira exagerada diante de algum agente externo.

Segundo Andrade, muitos pacientes de artrite reumatoide também estão infectados pela bactéria Aggregatibacter actinomycetemcomitans. Aparentemente, esse patógeno induz a produção das chamadas proteínas citrulinadas, substâncias suspeitas de ativar o sistema imunológico, provocando os eventos que levam ao desenvolvimento da doença autoimune. De acordo com o reumatologista, a descoberta poderá ajudar a encontrar não só novos tratamentos, mas métodos preventivos. ;Estamos colocando as últimas peças de um complicado quebra-cabeça que vimos montando há muitos anos;, diz o médico. ;Esse estudo pode ser o mais perto que já chegamos das raízes da artrite reumatoide;, afirmou, em nota, Maximilian Konig, pesquisador do Hospital Geral de Massachusetts e primeiro autor do artigo.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui