Jornal Correio Braziliense

Ciência e Saúde

Cérebro de quem tem dislexia não responde integralmente aos estímulos

Diferença pode explicar alguns dos desafios experienciados por disléxicos, como discernir o discurso em um ambiente barulhento ou aprender a ler



A diferença pode explicar alguns dos desafios experienciados por disléxicos, como discernir o discurso em um ambiente barulhento ou aprender a ler. ;Adaptação é algo que o cérebro faz para tornar fáceis tarefas complicadas;, diz o primeiro autor do artigo, Tyler Perrachione, professor-assistente de Ciências do Discurso, da Linguagem e da Audição da Universidade de Boston. ;Os disléxicos não conseguem tirar vantagem disso;, observa.

Perrachione, que tem formação em linguística, quis investigar a teoria segundo a qual as dificuldades de leitura na dislexia vêm do desafio de associar os sons com palavras escritas. No laboratório do principal investigador, John Gabrieli, professor de Ciências Cognitivas e do Cérebro do MIT, ele decidiu investigar processos precoces e fundamentais no cérebro que poderiam tornar essa associação algo difícil. ;Parte do mistério da dislexia é que o cérebro não tem uma área envolvida com a leitura;, explica Gabrieli.
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