Ciência e Saúde

Cientistas descobrem novo órgão no corpo humano

O mesentério foi descoberto há séculos, mas apenas agora foi catalogado como um órgão

postado em 04/01/2017 09:00
Um professor da Universidade de Limerick, na Irlanda, identificou uma área emergente da Ciência ao reclassificar parte do sistema digestivo dos seres humanos como um novo órgão: o mesentério. Ele fica no sistema digestivo, e saber seu funcionamento pode ajudar a tratar de problemas e doenças abdominais ainda sem solução. O novo órgão até tinha sido identificado anteriormente, mas os cientistas acreditavam que ele era composto de estruturas segmentadas. Agora ficou comprovado que se trata de um órgão só.

O cientista por trás do estudo descobriu que o mesentério deveria ser considerado um órgão específico em 2012, mas foram necessários mais 4 anos e muitas novas observações para isso ser oficializada.

Leia mais notícias em Ciência e Saúde

No entanto, a pesquisa realizada pelo professor de cirurgia graduado na UL Graduate Entry Medical Scholl, J.Calvin Coffey, determinou que o mesentério é uma entidade coesa. A pesquisa tem premissas antigas: cientistas descobriram a natureza do mesentério por meio de exames de microscópio ainda em 2012, mas nos últimos anos as pesquisas têm considerado que ele tem função suficiente para ser considerado um órgão.

;No estudo, que foi revisado e avaliado, estamos dizendo que agora temos um órgão em nosso corpo que não tinha sido reconhecido como tal até então;, explica J. Calvin Coffrey, da Universidade de Limerick, na Irlanda, responsável pela pesquisa publicada no periódico The Lancet.

Segundo Coffrey, agora que todas as estruturas do novo órgão foram identificadas, a próxima etapa é descobrir a sua principal função. Sabendo disso, poderão ser identificadas possíveis doenças

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação