Ondas de rádio detectadas há quase 10 anos podem vir de outra galáxia

"Esse simples fato é um enorme avanço para nossa compreensão desses eventos", disse Shami Chatterjee, astrônomo da Universidade de Cornell, nos EUA

postado em 05/01/2017 06:00
Reprodução das antenas Karl G. Jansky VLA detectando as explosões
Uma das mais raras e breves explosões de ondas de rádio cósmicas que vêm confundindo os astrônomos desde que detectadas, há quase 10 anos, finalmente foram associada a uma fonte: uma antiga galáxia anã localizada a mais de 3 bilhões de anos-luz da Terra. Essas ondas de rádio rápidas, que ;piscaram; por poucos milissegundos, provocaram agitação no meio científico porque pareciam vir de fora da nossa galáxia, o que significa que teriam de ser muito poderosas para serem detectadas daqui. Além disso, jamais foram observadas novamente.
;Agora, sabemos de onde veio essa explosão;, disse Shami Chatterjee, astrônomo da Universidade de Cornell, nos Estados Unidos. ;Esse simples fato é um enorme avanço para nossa compreensão desses eventos.; Chatterjee e outros cientistas apresentaram a descoberta na reunião da Sociedade Astronômica Americana em Grapevine, Texas, e em um artigo na revista Nature.

As explosões de rádio rápidas (FRB, sigla de inglês) foram vistas pela primeira vez em 2007, e hoje sabe-se que existem 18. Todas foram detectadas com radiotelescópios que, contudo, não conseguem identificar a origem do fenômeno. Mas, com a ajuda do superequipamento Karl G. Jansky Very Large Array (VLA), um sistema de múltiplas antenas que determina precisamente a localização de um objeto no céu, os cientistas foram capazes de rastrear as explosões de uma década atrás. Com o VLA servindo de GPS, o telescópio Gemini North, no Havaí, gerou uma imagem de luz visível que mostrou de onde vêm as curiosas explosões.