Ciência e Saúde

Mancha na testa do "Bebê do Amor" é malformação benigna de vasos sanguíneos

Para especialista, marca em forma de coração no rosto de criança turca é uma mancha vinho do porto, lesão vascular não contagiosa e, na maioria das vezes, benigna

postado em 06/01/2017 12:05
O nenê turco Çinar Engin, conhecido como o
A divulgação da história de Çinar Engin, conhecido como o "Bebê do Amor", levou muitas pessoas a indagarem qual seria a origem da marca avermelhada em forma de coração na testa da criança. A explicação mais provável é que se trate de uma lesão dos vasos sanguíneos chamada mancha vinho do porto.
Segundo a dermatologista pediátrica Ana Mósca, membro das sociedades brasileiras de Pediatria e Dermatologia, essa mancha é uma malformação vascular, não hereditária, não contagiosa e que surge em recém-nascidos ou durante os primeiros vezes de vida. Na grande maioria das casos, é benigna.
Laser

Ainda segundo a doutora, essa marca não deve ser confundida com um hemangioma, problema semelhante, mas mais grave. Já a mancha vinho do porto não costuma causar sérios aos pacientes e, caso não desapareça com o tempo, pode ser tratada com procedimento a laser, que deve ser feito por médico dermatologista.

*Estagiário sob supervisão de Humberto Rezende

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação