Ciência e Saúde

Animais de grande porte estão na lista de espécies em risco de extinção

Para especialistas, a perda do habitat, geralmente consequência de ações humanas, é a principal razão do fenômeno

postado em 17/01/2017 06:00

Para especialistas, a perda do habitat, geralmente consequência de ações humanas, é a principal razão do fenômeno

Os animais de grande porte estão entre as espécies que mais sofrem com as mudanças ambientais. A alta demanda por espaço e alimento faz com que suas populações diminuam drasticamente com a perda de habitat, considerada hoje a principal ameaça à sobrevivência da vida selvagem. É o caso da girafa, que entrou em dezembro passado na lista de animais em risco de extinção elaborada pela União Internacional para a Conservação da Natureza, a IUCN. A pescoçuda faz agora parte de um grupo ocupado por outros gigantes da fauna, como os elefantes e os orangotangos.

Leia mais notícias em Ciência e Saúde

;Animais maiores são uns dos primeiros a começar a sumir. Grandes carnívoros, como a onça, precisam de muitas presas. A área que demandam para viver é muito grande. Com a perda do habitat, as populações ficam reduzidas;, explica Mariana Napolitano, coordenadora do Programa de Ciências do WWF-Brasil. Um estudo publicado na revista Bioscience, em julho, mostra que a maioria dos grandes mamíferos terrestres, como a girafa e o elefante, sofre com declínios em suas populações e em seus habitats. O artigo aponta que 59% dos maiores carnívoros, com mais de 15kg, estão ameaçados de extinção, assim como 60% dos maiores herbívoros, com mais de 100kg.

O cenário é tão crítico para a biodiversidade animal que cientistas dizem que estamos vivendo um novo evento de extinção em massa. Segundo pesquisa publicada em 2015 na revista Science Advances, o ritmo médio de desaparecimento de vertebrados está ;até 100 vezes maior do que o padrão, mesmo considerando que a nossa estimativa tende a minimizar as evidências;. Os pesquisadores afirmaram utilizar uma estimativa conservadora e que a taxa ; a maior observada desde a extinção dos dinossauros ; pode ser ainda maior.

As atividades ligadas à expansão humana são de longe as maiores causadoras de estresse na natureza. Segundo Max Fancourt, da IUCN, esses fatores afetam cada grupo de animais de forma distinta. ;As ameaças mais destrutivas dependem do grupo de espécies, da sua localização e do seu tamanho.; Rosa Subirá, da Coordenação Geral de Manejo para Conservação do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, o ICMBio, lista as principais ameaças identificadas. ;Grosso modo, nesta ordem: atividades agropecuárias, expansão urbana, empreendimentos ligados à geração de energia, poluição, caça e captura ilegal de animais, queimadas, mineração, turismo desordenado, empreendimentos ligados ao transporte e presença de espécies exóticas.;

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui

*Estagiário sob a supervisão de Carmen Souza.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação