Jornal Correio Braziliense

Ciência e Saúde

Composto do tomilho pode tratar câncer de mama, mostra estudo

Nos experimentos, a equipe de cientistas usou células de câncer de mama humano triplo negativo e implantou em ratos, que receberam doses de luteolina



;Cancros de mama triplo negativos são células que não têm três receptores que são alvo da quimioterapia atual. Por isso, as drogas comuns não conseguem ;encontrar; as células doentes e os médicos acabam escolhendo estratégias de tratamento extremante agressivas e altamente tóxicas;, explica, em comunicado, Salman Hyder, líder do estudo. A estimativa é que esse tipo corresponda a 20% dos tumores de mama, com maior chance de reincidência. ;(As pacientes) frequentemente desenvolvem lesões metastáticas, que se originam de células resistentes a drogas. Portanto, terapias terapêuticas mais seguras e eficazes estão sendo procuradas;, completa Hyder.

Nos experimentos, ele e a equipe usaram células de câncer de mama humano triplo negativo e implantaram em ratos, que receberam doses de luteolina. Na primeira etapa de testes, a substância inibiu a metástase nos pulmões das cobaias. ;Os camundongos experimentaram um crescimento metastático significativamente reduzido após serem tratados;, relata Hyder.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui