Publicidade

Correio Braziliense

Eclipse solar de hoje, conhecido como Anel de Fogo, será visível no Brasil

O fenômeno será visto em uma estreita faixa que passa pelo sul do Chile e da Argentina, oceano Pacífico, oceano Atlântico e sul da África


postado em 26/02/2017 09:02 / atualizado em 26/02/2017 15:10

Ver galeria . 20 Fotos Imagens do eclipse solar, na província de Chubut, em Sarmiento, 1600 km distante de Buenos Aires. Fotógrafos e observadores se reuniram para observar o anel de fogo formado pela sombra da lua no sol.Alejandro Pagni/AFP
Imagens do eclipse solar, na província de Chubut, em Sarmiento, 1600 km distante de Buenos Aires. Fotógrafos e observadores se reuniram para observar o anel de fogo formado pela sombra da lua no sol. (foto: Alejandro Pagni/AFP )

 
O primeiro eclipse solar de 2017 acontece hoje (26). O fenômeno será visto em uma estreita faixa que passa pelo sul do Chile e da Argentina, oceano Pacífico, oceano Atlântico e sul da África. Segundo o Observatório Nacional, o eclipse será anular, também conhecido como “Anel de Fogo”, ou seja, quando se vê todo o desenho do Sol e uma espécie de anel de luz ao redor.

A observação no Brasil inclui toda a região Sul, Sudeste, grande parte do Nordeste e Centro-Oeste, que poderá ver o eclipse como parcial, entre 10h e 12h30, horário de Brasília, conforme a localidade.

Para uma observação segura, é importante que seja feita com instrumentos especiais usados por astrônomos ou com técnica de projeção. O Observatório Nacional ressalta que nunca se deve olhar diretamente para sol nem mesmo com o uso de filme de raio X, óculos escuros ou outro material caseiro. A exposição, mesmo de poucos segundos, danifica o olho de modo irreversível.

A agência espacial norte-americana Nasa lançou um site com detalhes sobre o eclipse solar. A plataforma vai transmitir, em tempo real, o fenômeno.

O Brasil terá a oportunidade de visualizar outro fenômeno solar ainda este ano. Em 21 de agosto, haverá um eclipse total do sol, que poderá ser visto no parcialmente somente na região nordeste, próximo do horário do pôr do sol.

Segundo análises do Observatório Nacional, em 14 de dezembro de 2020, haverá um eclipse parcial do sol que terá também visibilidade em grande área do Brasil.
(foto: Divulgação Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação)
(foto: Divulgação Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação)
 

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade