Ciência e Saúde

Asteroide passará perto da Terra nesta quarta-feira (19/4)

Chamado de 2014-JO25, o asteroide mede aproximadamente 650 metros de diâmetro e passará a 1.8 milhão de quilômetros da Terra

Diário de Pernambuco
postado em 19/04/2017 09:46
Um asteroide de mais de 600 metros de diâmetro passará perto da Terra no dia 19 de abril de 2017. De acordo com a agência espacial norte-americana Nasa, esse asteroide não oferece nenhum risco de colisão. ;Ainda que não haja nenhuma possibilidade de que o asteroide entre em colisão com o nosso planeta, estará muito perto para um objeto espacial deste tamanho;, disse a Nasa em um comunicado.


Chamado de 2014-JO25, o asteroide mede aproximadamente 650 metros de diâmetro e passará a 1.8 milhão de quilômetros da Terra ; isso representa cinco vezes a distância entre o planeta e a Lua. A última vez que esse asteroide visitou a Terra foi há 400 anos e ele não voltará ao planeta em pelo menos 2.600 anos.
O objeto passará perto do planeta após se esquivar do sol e continuará o caminho em direção a Júpiter, antes de retornar ao centro do sistema solar. Essa visita é uma oportunidade para os astrônomos e os aficionados observarem o céu, destacou a Nasa. A superfície do asteróide, duas vezes mais refletora que a da Lua, seria visível para um pequeno telescópio durante uma ou duas noites.
De acordo com o portal de notícias do Estadão, em 2004, um asteroide muito maior chamado Toutatis, de 4.6 km de comprimento por 2.4 km de largura e formato de amendoim, passou a cerca de 1.5 milhão de quilômetros da Terra ; quatro vezes a distância entre a Terra e a Lua.
A próxima visita de um objeto espacial de grande dimensão não está prevista para antes de 2027, quando o asteroide 199-AN10, de 800 metros de diâmetro, se aproximará a cerca de 380 mil quilômetros ; a distância entre a Terra e a Lua.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação