Jornal Correio Braziliense

Ciência e Saúde

Especialistas defendem uma avaliação mais global dos alimentos

Os estudiosos querem avaliar os alimentos considerando a comida como um todo, incluindo outras iguarias ingeridas ao mesmo tempo, de uma forma mais global


;Ao longo do tempo, os pesquisadores adquiriram novas habilidades e ganhamos mais métodos para explorar o que nutrientes específicos significam para a digestão e a saúde;, diz Tanja Kongerslev Thorning, do Departamento de Nutrição, Exercício e Esporte da Universidade de Copenhague e principal autora do artigo ;Mas, quando comemos, não consumimos nutrientes individuais. Nós comemos comida completa, seja sozinha ou com outros alimentos da refeição. Portanto, parece óbvio que deveríamos avaliar os produtos alimentícios em contexto;, defende.

Ela explica que a composição de uma comida pode alterar as propriedades dos nutrientes que a compõem, de forma que não se pode avaliar seus efeitos sobre a saúde com base apenas nos nutrientes. Por exemplo, laticínios como queijo têm um impacto menor sobre a quantidade de colesterol no sangue do que seria esperado, considerando o teor de gordura saturada desse alimento. As interações da gordura com os outros nutrientes, porém, é o que define a ação do queijo no organismo.

;Outro exemplo são as amêndoas, que contêm muita gordura, mas, durante a digestão, liberam muito menos esse nutriente do que o esperado, mesmo quando muito bem mastigada. Os efeitos de um alimento sobre a saúde são, provavelmente, uma combinação da relação entre seus nutrientes e dos métodos usados no preparo ou na produção. Isso significa que alguns alimentos podem ser melhores ou menos saudáveis do que acreditamos;, afirma.

O artigo é assinado por um painel de 18 especialistas em epidemiologia, alimentos, nutrição e ciências médicas. Eles participaram de um debate em Copenhague sobre produtos lácteos e a respeito de como a mistura de alimentos complexos e substâncias bioativas, como minerais e vitaminas, podem afetar a digestão e, em última instância, alterar as propriedades nutricionais de um alimento em particular.

;Quando comemos, não consumimos nutrientes individuais. Nós comemos comida completa (;) Portanto, parece óbvio que deveríamos avaliar os produtos alimentícios em contexto;

Tanja Kongerslev Thorning, principal autora do artigo