Ciência e Saúde

Europa autoriza projeto para buscar vida extraterrestre e novos planetas

Com 26 telescópios a bordo, a PLATO irá se juntar ao observatório Kepler da Nasa na busca por exoplanetas, que giram em torno de estrelas diferentes do nosso Sol

Agência France-Presse
postado em 22/06/2017 13:11
A Europa aprovou o lançamento de um observatório do espaço profundo para buscar planetas habitáveis %u200B%u200Bem outros sistemas estelares, junto com quaisquer formas de vida que eles possam hospedar. "A missão PLATO abordará questões fundamentais, como ;quão comuns são os planetas parecidos com a Terra?; e ;nosso sistema solar é incomum, ou até mesmo único?;", disse na quarta-feira (21/6) a Universidade de Warwick, cujos cientistas participarão do projeto.

O empreendimento de vários milhões de euros "poderia eventualmente levar à detecção de vida extraterrestre", acrescentou.Um comitê da Agência Espacial Europeia (ESA), reunido em Madri, autorizou a missão na terça-feira, o que significa que ela "pode %u200B%u200Bpassar de um plano à construção", afirmou a universidade em um comunicado.


Quando o projeto candidato foi anunciado pela primeira vez, há três anos, seu custo foi estimado em cerca de 600 milhões de euros. Com 26 telescópios a bordo, a PLATO irá se juntar ao observatório Kepler da Nasa na busca por exoplanetas, que giram em torno de estrelas diferentes do nosso Sol.

O Kepler encontrou até agora mais de 3.400 exoplanetas confirmados. Destes, 30 têm menos do dobro do tamanho da Terra e orbitam dentro da chamada "zona habitável" da sua estrela, a uma distância que permite a existência de água em estado líquido. A PLATO (Planetary Transits and Oscillations of stars) deve ser lançada em 2026, disse a ESA.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação