Jornal Correio Braziliense

Ciência e Saúde

Remédio contra a malária pode proteger fetos do vírus Zika

Experimentos com ratos tiveram sucesso na demonstração da hipótese

Os pesquisadores da Faculdade de Medicina da Washington University, em St. Louis (EUA), descobriram que uma droga contra a malária interfere no processo de infecção do vírus Zika e protege fetos da doença. O remédio já é aprovado para uso em mulheres grávidas, mas para outras razões.
Leia mais notícias em Ciência e Saúde
O vírus da Zika infecta um feto manipulando as barreiras normais do corpo contra infecções, entre elas a placenta, considerada pelos estudiosos a "última linha de defesa". A pesquisa, liderada por Indira Mysorekar, professora de obstetrícia e ginecologia e patologia e imunologia, também aponta que o vírus da Zika não só alcança a placenta, mas também se multiplica nela.

Usando ratas grávidas infectadas com o vírus, os pesquisadores descobriram que, ao desaceler a autofagia, um processo natural de limpeza do sistema reprodutor, podem diminuir o contágio do vírus pela placenta. "Parece que o vírus Zika se aproveita do processo de autofagia na placenta para promover sua sobrevivência e a infecção de células", explica o pesquisador Bin Cao. Os experimentos mostraram ainda que a droga, conhecida como hidroxicloroquina, protege os fetos mesmo quando o vírus ainda circula pelas mães.

No entanto, os responsáveis pela pesquisa ressaltam que mais estudos precisam ser conduzidos antes que o remédio possa ser usado para essa finalidade. Por enquanto, não se sabe se a hidroxicloroquina é segura para o uso prolongado, como o da duração da gravidez.
* Estagiária sob supervisão de Anderson Costolli