Ciência e Saúde

Anvisa autoriza de novo venda de contraceptivo definitivo Essure

O método de contracepção definitivo é um pequeno implante metálico em forma de mola inserido nas trompas, onde provoca uma cicatrização obstrutiva

Agência France-Presse
postado em 12/07/2017 11:54
O método de contracepção definitivo é um pequeno implante metálico em forma de mola inserido nas trompas, onde provoca uma cicatrização obstrutiva

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) liberou novamente a comercialização dos implantes contraceptivos definitivos Essure, do laboratório Bayer, após ter recebido esclarecimentos sobre os riscos da sua utilização, indicou o órgão na terça-feira (11/7).

A venda dos implantes havia sido suspensa em fevereiro e foi autorizada "após a empresa responsável pelo produto no Brasil apresentar a documentação e testes que haviam sido exigidos", afirmou a Anvisa em comunicado. Entre os documentos apresentados estão os resultados de testes feitos durante pelo menos um ano com pacientes e um relatório das medidas adotadas pelo fabricante após notificações da agência sanitária do Canadá.

O método de contracepção definitivo é um pequeno implante metálico em forma de mola inserido nas trompas, onde provoca uma cicatrização obstrutiva. Criado em 2013 pelo laboratório alemão Bayer, ele foi colocado sob vigilância reforçada em diversos países, inclusive Estados Unidos e França, após a explosão de efeitos colaterais.

Desde 2001, cerca de 1 milhão de unidades do Essure foram vendidas no mundo todo, segundo a Bayer. A Anvisa destacou que a suspensão decidida em 17 de fevereiro foi motivada pela "ausência de manifestação da empresa em relação aos questionamentos da Anvisa sobre a segurança do produto".

O Essure é alvo de polêmica por "poder provocar alterações no fluxo menstrual, gravidez indesejada, dores crônicas, perfuração e migração do dispositivo, alergia e sensibilidades ou reações imunológicas".

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação