Ciência e Saúde

Escada com molas, desenvolvida nos EUA, ajuda idosos na subida

Os pesquisadores calculam que estes degraus, ao liberar a energia armazenada, permitem reduzir em 37% a pressão sobre os joelhos na subida da escada

Agência France-Presse
postado em 13/07/2017 08:31
Washington, Estados Unidos - Pesquisadores dos Estados Unidos criaram uma escada com molas que armazena a energia do peso do corpo quando a pessoa desce e a utiliza para auxiliar na subida, algo promissor para idosos que vivem em casas com degraus.
"As soluções atuais para pessoas idosas ou com deficiência não são práticas ou econômicas, diante da impossibilidade ou do custo de se instalar um elevador ou outros recursos nas residências", destaca Yun Seong Song, professor da Faculdade de Ciência e Tecnologia da Universidade do Missouri e um dos autores da invenção, descrita nesta quarta-feira (12/7) na revista americana PLoS ONE.
"Um sistema economicamente acessível de degraus que armazena e libera energia poderá ser uma maneira para que estas pessoas mantenham sua independência de movimentos e evitem ser levadas para asilos".

Os pesquisadores calculam que estes degraus, ao liberar a energia armazenada, permitem reduzir em 37% a pressão sobre os joelhos na subida da escada. O sistema pode ser instalado facilmente em uma escada já existente e de modo temporário. Cada degrau é provido de molas e sensores de pressão e quando se desce a escada, cada uma das molas afunda lentamente sob o peso, armazenando a energia gerada.
Lena Ting, professora de engenharia biomédica da Universidade Empry em Atlanta (Geórgia) e também criadora do dispositivo, destacou que ao descer as "pernas queimam grande quantidade de energia a cada passo" para evitar que a pessoa vá "demasiado rápido". "Nossos degraus armazenam esta energia".
O sistema também alivia as articulações na descida, um benefício que os pesquisadores não esperavam. "As molas agem como amortecedores, minimizando o impacto sobre joelhos e tornozelos", destacou o professor Yun Seong Song.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação