Ciência e Saúde

Antropólogos reconstituem rosto do senhor de Sipan, um antigo indígena

O senhor de Sipan tinha entre 45 e 55 anos, segundo análise realizada logo após sua descoberta, em 1987.

Agência France-Presse
postado em 21/07/2017 10:45
Lima, Peru - O rosto do senhor de Sipan, um antigo governante indígena cujos restos mortais foram achados em 1987, foi revelado nesta quinta-feira (21/7) após ser reconstituído por um grupo de especialistas, informou o arqueólogo Walter Alva.

"A reconstituição foi realizada com base no crânio e nos ossos do rosto do senhor. Tomando as medidas, os antropólogos se aproximaram do rosto do personagem", declarou à AFP Alva da cidade de Chiclayo, na região de Lambayeque, no norte do Peru.

"O crânio estava bastante afetado pela pressão da terra e por joias de seu enterro, mas eles (antropólogos) têm técnicas que tornaram possível a reconstituição virtual e a recriação com base em dados e medições antropométricas".

O especialista destacou que o senhor de Sipan tinha entre 45 e 55 anos, segundo análise realizada logo após sua descoberta, em 1987.

O rosto, impresso em resina sintética e que revela um monarca de nariz aguilino, foi obtido através do trabalho do desenhista em 3D brasileiro Cícero Moraes, com base nas informações dos pesquisadores da Universidade Inca Garcilaso de la Vega, no Peru.

A tumba do senhor de Sipan compreendia um conjunto de ossos e a armadura deste antigo chefe tribal peruano, composta de ouro e prata, que foram resgatados por Alva na região de Lambayeque (norte), no complexo arqueológico Huaca Rajada.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação