Ciência e Saúde

Bilhões de toneladas de lixo plástico se acumulam na Terra

Com base no ritmo atual, "mais de 13 bilhões de toneladas de lixo plástico serão descartadas em aterros ou no meio ambiente até 2050", aponta a pesquisa

Agência France-Presse
postado em 21/07/2017 11:08
Com base no ritmo atual,

Miami, Estados Unidos -
Mais de 9,1 bilhões de toneladas de plástico foram produzidas na Terra, e a maior parte desse material está em aterros ou nos oceanos, advertiram pesquisadores americanos nesta quarta-feira (21/7). Este estudo, publicado na revista científica Science Advances, é descrito como "a primeira análise global de todo o plástico produzido" no mundo, e alerta que um cenário ainda mais preocupante nos espera.

Com base no ritmo atual, "mais de 13 bilhões de toneladas de lixo plástico serão descartadas em aterros ou no meio ambiente até 2050", aponta a pesquisa. Esta quantidade, o equivalente a 12 bilhões de toneladas métricas, representa 35 mil vezes o peso do edifício Empire State de Nova York. "A maioria dos plásticos não é biodegradável, de modo que pode permanecer conosco por centenas ou inclusive milhares de anos", disse Jenna Jambeck, coautora do estudo e professora de engenharia na Universidade da Geórgia.

[SAIBAMAIS]Os pesquisadores compilaram informações de produção de resinas, fibras e aditivos utilizando várias fontes da indústria. O estudo revelou que até 2015 quase sete bilhões de toneladas de lixo plástico foram geradas no nosso planeta, e que 79% desta quantidade se acumulava em lixões ou no meio ambiente, incluindo os oceanos.

Apesar de todos os esforços que são feitos em termos de reutilização, apenas 9% do lixo plástico foi reciclado, e 12% foi incinerado, um processo que também pode ser prejudicial para o meio ambiente. Pouco mais de duas toneladas de plástico foram produzidas em nível global em 1950, quando começou a produção em massa do material, afirma o estudo.

Em 2015, esse número tinha escalado a mais de 440 milhões de toneladas, ultrapassando a maioria dos materiais, com exceção do aço e do cimento. Cerca de metade de todo o plástico produzido entre 1950 e 2015 foi fabricado nos últimos 13 anos desse período.

Enquanto o aço e o cimento são utilizados durante anos, a maior parte do plástico é usado para embalar coisas, e é jogado no lixo após um único uso, como acontece com as garrafas de água e refrigerante. "Metade dos plásticos se transforma em lixo após quatro ou menos anos de uso", diz Roland Geyer, autor principal do estudo e professor da Universidade da Califórnia. A porcentagem de plástico no lixo passou de menos de 1% em 1960 a mais de 10% em 2005 em países desenvolvidos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação